3. Quanto tempo dura uma consulta?
4. Qual a frequência das consultas?
5. Quanto tempo dura o acompanhamento psicológico?
6. O que é o contrato terapêutico?
7. O que acontece se o cliente chegar atrasado na sessão?
8. O que acontece se o cliente faltar a consulta?
9. Como é a política de pagamento?
10. Posso desistir da psicoterapia?
11. Como posso saber se a psicoterapia está dando resultado?
12. Só quem possui transtornos ou doenças mentais é que faz psicoterapia?
1. Como é a primeira consulta?
É o momento em que você vai conhecer a profissional e falar sobre as razões que lhe levaram a procurar uma psicóloga. Será realizada a entrevista inicial para verificar se é necessário ou não a realização de psicoterapia e você terá as suas dúvidas esclarecidas. A primeira consulta pode ser marcada por telefone ou WhatsApp e é paga, pois a psicóloga dispõe do seu tempo e experiência profissional para orientar e acolher o paciente.
2. Para que serve a psicoterapia?
A psicoterapia possui várias finalidades a depender da pessoa, que pode ser desde aprofundar o autoconhecimento, desenvolver inteligência emocional, ampliar a percepção sobre alternativas frente à um problema ou conflito, ajudar a pessoa a lidar com questões afetivas e emocionais ou mesmo tratar transtornos.
3. Só quem possui transtornos ou doenças mentais é que faz psicoterapia?
Não. Infelizmente existe um preconceito que leva algumas pessoas a pensar que só quem faz terapia são as pessoas com algum tipo de transtorno mental. Esse é um grande equívoco, pois a terapia é uma forma de alcançar bem-estar e equilíbrio em diversos aspectos da vida. E é recomendada para qualquer pessoa que possui o desejo de gerenciar melhor as suas emoções.
4. Quanto tempo dura uma consulta?
Uma sessão com o cliente dura 45 minutos. Vale ressaltar que a Psicóloga disponibiliza seu tempo extra atendimento para planejar a sessão e registrar o atendimento em evolução.
5. Qual a frequência das consultas?
Vai depender da avaliação da psicóloga que avaliará a necessidade do cliente. Será construído um plano de tratamento com objetivos definidos pelo cliente em conjunto com a psicóloga. Logo, para alcançar esses objetivos, as sessões podem ter regularidade semanal, quinzenal ou mesmo podem ocorrer uma vez ao mês. É realizado um acordo entre a terapeuta e o cliente sobre o(s) dia(s) da semana e horário(s) do atendimento.
6. Quanto tempo dura o acompanhamento psicológico?
O tempo de duração da psicoterapia pode variar a depender da pessoa, pois é único e exclusivo para cada cliente. Dependerá da gravidade das questões à serem trabalhadas, dos recursos internos que o cliente possui e do alcance dos objetivos.
7. O que é o contrato terapêutico?
É um acordo verbal realizado entre o cliente e a profissional, que será realizado apenas caso você escolha começar a realizar a psicoterapia. Pode variar de acordo com a situação e define as regras e bases para o desenvolvimento do trabalho na terapia.
São aspectos importantes do contrato terapêutico:
- O sigilo profissional para proteger a intimidade do cliente.
- O valor da sessão que é combinado individualmente com o cliente.
- Os dias e horário dos atendimentos.
- A regularidade/frequência das consultas..
- A política de faltas e atrasos.
- Pode ser realizado em caso de psicoterapia um contrato por escrito.
O contrato terapêutico é direcionado a partir do que define o pelo Código de Ética do psicólogo e outras legislações como as Resoluções do Sistema Conselhos de Psicologia, que visam "orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão do Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe" (Lei Federal nº 5.766 de 20 de dezembro de 1971).
8. O que acontece se o cliente chegar atrasado na sessão?
Quando o cliente se atrasa, infelizmente não há a possibilidade de estender o horário da sessão. O encerramento do atendimento continua no horário estabelecido e é usado o tempo que restou para a realização do atendimento, que é cobrado normalmente como uma consulta comum.
9. O que acontece se o cliente faltar a consulta?
Todos os clientes podem remarcar a consulta com 48 (quarenta e oito horas) de antecedência. Nesses casos, o não comparecimento não terá nenhum ônus.
Em caso de falta do cliente na primeira consulta ou em consulta avulsa, justificando ou não, será cobrado 40% do valor da consulta, uma vez que há um dia e horário reservado somente para ele.
Caso o cliente que aderiu o pacote de tratamento mensal falte na sessão, justificando ou não, o atendimento será cobrado normalmente, pois a terapeuta reservou um tempo a agenda exclusivamente para ele. Em situação de imprevisto, exclusivamente nesses casos o cliente em tratamento deve avisar sobre a falta com no mínimo 04 (quatro) horas de antecedência. Assim poderá remarcar a sessão (não desmarcá-la), para uma data ainda no mesmo mês, de acordo com a disponibilidade da psicóloga. Ultrapassado o prazo de (04) horas, caso não haja justificativa plausível, a sessão será cobrada normalmente e não poderá ser remarcada em razão de não haver tempo hábil para o remanejamento da agenda da psicóloga.
Durante o mês o cliente poderá remarcar apenas 1(uma) sessão. As remarcações são tratadas como uma gentileza, não como uma obrigação.
Em casos excepcionais em que a psicóloga não possa atender o cliente na data agendada, a sessão não será cobrada. Caso o cliente poderá remarcar a sessão de acordo com suas possibilidades e a agenda da terapeuta, ainda no mesmo mês em curso.
10. Como é a política de pagamento?
O valor da sessão é estipulado entre a profissional e o cliente.
O pagamento pela consulta deve ser realizado preferencialmente antes do atendimento através de pix, transferência bancária ou cartão de crédito via picpay ou mercado pago.
O cliente pode optar por aderir um pacote de tratamento mensal, com pagamento efetuado a cada mês em data pré-definida pelo cliente em acordo com a profissional. As sessões iniciam após o primeiro pagamento e a data de pagamento pode ser alterada desde que a terapeuta seja avisada com antecedência.
11. Posso desistir da psicoterapia?
A qualquer momento, poderá ser necessário, por qualquer uma das partes, a alteração do acordo/ contrato de trabalho. Logo, o cliente pode desistir da psicoterapia a qualquer momento que desejar, porém durante a sessão, seja no começo ou no final, deve comunicar para a psicóloga a sua decisão.
12. Como posso saber se a psicoterapia está dando resultado?
A partir do momento em que se constrói um plano de tratamento com objetivos claros definidos pela psicóloga e pelo paciente, a partir do alcance desses objetivos é possível avaliar a eficácia do processo psicoterapêutico.
Marque sua consulta:
Janaina Andrade dos Anjos
Psicóloga | Neuropsicóloga | CRP10 03392