Quem faz a escola são as pessoas. Desde educadores, gestores, serviços gerais, seguranças, a outros profissionais, cada um desses atores ao exercer suas atribuições, contribui para que a escola desempenhe seu papel, descrito na Lei n. 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.
Alinhada a premissa de ofertar educação escolar vinculada ao mundo do trabalho e à prática social, a Escola, conforme fundamenta a LDB, possui o objetivo de propiciar o desenvolvimento pleno do educando, ofertar preparo para o exercício da cidadania e a qualificação dos alunos para o trabalho.
O psicólogo no ambiente educacional, possui importância quando se trata de concretizar os objetivos da escola. Em sua atuação, este profissional pode fazer a diferença na solução de problemas relacionados a comportamento e aprendizagem, por possuir o papel de desenvolver todas as pessoas que compõem a escola, inclusive os estudantes e seus familiares.
Afinal, o que é psicologia escolar?
Nesse cenário, em que a atuação do psicólogo se relaciona com a área da educação e se direciona para atender necessidades educacionais visando promover melhorias na escola, é que se desenvolve a Psicologia Escolar, um campo da psicologia que contempla desde a prevenção, à promoção do bem-estar das pessoas que fazem parte do ambiente na escola, para que melhorem sua interação, desenvolvam habilidades, competências socioemocionais e expressem comportamentos mais adaptados.
O psicólogo escolar: um investimento
A escola que deseja aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e as relações interpessoais, precisa possuir na equipe o apoio do psicólogo escolar. Trata-se de um profissional apto a:
- Detectar possíveis lacunas no processo educacional;
- Realizar intervenções para proporcinar a melhoria no aprendizado;
-Desenvolver programas de prevenção e de enfrentamento às adversidades reativas ao cotidiano escolar;
- Fortalecer o relacionamento familiar-escola;
- Promover uma melhor adaptação dos alunos considerando suas características individuais;
- Oferecer retaguarda/apoio aos educadores e demais colaboradores.
- Treinar e desenvolver recursos humanos.
Vale destacar que a prática do psicólogo escolar é orientada pela Resolução nº 013/2007 emitida pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP. O referido documento reconhece a psicologia escolar enquanto especialidade da Psicologia.
A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRA PEE, lançou no ano de 2020 a Nota Técnica sobre Atribuições da(o) Psicóloga(o) Escolar e Educacional, que:
- Elenca as atribuições do/a psicólogo/a escolar;
- Frisa a relevância de levar em conta a compreensão crítica do contexto social e cultural da realidade escolar e seus atravessamentos;
- Aponta a viabilidade de práticas interventivas que contemplem ações individuais ou grupais, refletindo as relações institucionais, por meio de práticas profissionais direcionadas a alunos, pais, professores e equipe diretiva;
- Destaca o potencial da psicologia escolar em se tratando de colaborar na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e outras discussões importantes atreladas prática pedagógica.
Tanto escolas públicas quanto privadas, dentro de suas particulares vivenciam desafios, impasses e dificuldades no processo de escolarização dos estudantes e nas relações interpessoais que se desenvolvem no ambiente escolar. Nesse contexto, é propicia a inserção do psicólogo na equipe, para agregar na discussão junto aos profissionais e pessoas que integram o ambiente educacional, na construção de soluções.
Para além de contribuir na resolução de problemas, o psicólogo escolar possibilita atenção em saúde mental contínua na escola, o que no momento histórico e cultural que vivemos, é imprescindível.